Hoje é quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
PublicidadeAnuncie no Jornal InformeAnuncie no Jornal Informe
InícioDestaqueSindicato da Indústria da Madeira de Caçador celebra 40 anos apoiando o...

Sindicato da Indústria da Madeira de Caçador celebra 40 anos apoiando o desenvolvimento regional

O sindicato foi fundado como Associação Profissional das Indústrias de Carpintarias, Marcenarias, Serrarias, Tanoarias, Madeiras compensadas e Laminadas, Aglomerados e Chapas de Fibras de Madeira de Caçador

PublicidadeAnuncie no Jornal Informe

O Sindicato da Indústria da Madeira de Caçador (Simca) celebrou dia 02 de março, 40 anos de fundação. O sindicato foi fundado como Associação Profissional das Indústrias de Carpintarias, Marcenarias, Serrarias, Tanoarias, Madeiras compensadas e Laminadas, Aglomerados e Chapas de Fibras de Madeira de Caçador.

O primeiro presidente foi Gilberto Seleme, atual 1º vice-presidente da FIESC. Também integraram a primeira diretoria do Sindicato: Maurício Carlos Zandavalli, Maurício Grando, Milton Buba, Lycurgo Faoro Coelho de Souza, José Adami Neto, Maurício Busatto, Autemar Moro, Reinaldo Salamoni, Romário Coas, Renato Timm Marins, Onélio Menta e Dorvalino Pereira.
“O Sindicato despertou o associativismo na época e garantiu a oportunidade de mostrar a força e o potencial da indústria de Caçador na capital, possibilitando a vinda de recursos, de ações para o desenvolvimento da cidade”, explica Seleme.

Segundo ele, a atuação do sindicato foi fortemente influenciada pela Associação Empresarial, seguindo o mesmo modelo. Gilberto recorda ainda, que a sugestão para a criação do sindicato foi da professora e advogada Terezinha Garcia, na época, professora de Gilberto e de outros empresários, na Universidade. E também do ex-vereador Alcebíades Cordeiro da Silva, o Carazinho, que atuou como coordenador do SESI em Caçador de 1968 até 1998.

A frente do Sindicato da Madeira, Gilberto Seleme iniciou sua trajetória de sucesso na FIESC. “Há 40 anos o Sindicato segue auxiliando a indústria em suas demandas e desde o início ajudando no desenvolvimento de Caçador. Com a FIESC e o Sindicato, foi possível ter aqui o complexo do SESI, além do supermercado do SESI, que foi um grande marco na época de inflação descontrolada e ajudou a comunidade. Também cito a farmácia do SESI que foi um diferencial”, destaca.

O Sindicato da Indústria da Madeira congrega hoje 30 empresas. As empresas filiadas ao SIMCA empregam cerca de 7 mil pessoas.

O presidente do Sindicato, Aurélio De Bortolo destaca que várias ações estão acontecendo para auxiliar as indústrias e para aproximar o setor de base florestal da comunidade. “Esse aniversário de 40 anos do Sindicato da Indústria da Madeira é muito especial e marca um momento único de intensa transformação e muita reinvenção, com ações em prol da qualificação, parcerias para fortalecer o setor de base florestal e, o mais importante, zelando pelo desenvolvimento das indústrias e da comunidade. O Simca vem se destacado no cumprimento de sua missão, cumprindo o seu papel de representação e ampla atuação. O sindicato agradece a todos, que ao longo dos anos tem acreditado e colaborado com sua história”, comenta.

NOTÍCIAS POR WHATSAPP

Se quiser ler em primeira mão as Colunas do Adriano ou receber notícias do Informe Caçador entre no nosso grupo no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp

Entre as atuações do Simca, destaque para o trabalho de controle da vespa da madeira, uma ação permanente que beneficia as empresas associadas, e ainda outras de toda a região, além de pessoas físicas proprietárias de reflorestamentos, abrangendo uma área de 45 mil hectares.

Em agosto de 2023 foi realizado um Dia de Campo em parceria com Cidasc, a empresa Juliana Florestal Ltda. e o Sindicato da Indústria da Madeira de Caçador. O evento apresentou uma série de discussões abrangendo tópicos como a biologia da vespa, métodos de monitoramento e técnicas de erradicação. Um workshop prático permitiu aos participantes aprender a identificar ataques e aplicar medidas preventivas.

Outra ação de destaque do Sindicato é sua participação no Tratado para Excelência da Indústria Madeireira (TEM) que visa contribuir com o desenvolvimento do segmento, com atuação na elevação da escolaridade básica, qualificação profissional e fortalecimento da indústria madeireira.

E dentro do TEM, o Simca participou da ExpoCaçador88, montando um espaço exclusivo para a indústria madeireira que apresentou o processo de industrialização da madeira, desde a plantação da árvore, até o produto final. O estande da madeira foi um dos destaques da Expo em 2022. E a participação vai se repetir na ExpoCaçador90, de 22 a 25 de março no Parque das Araucárias.

O Sindicato também foi o responsável pela restauração dos dois vagões da Maria Fumaça, ao lado do Museu Histórico e Antropológico da Região do Contestado. A revitalização foi realizada pelo Sindicato da Madeira, através do programa Adote um Bem, sob autorização da Prefeitura de Caçador, além da parceria com a empresa Frame, que produziu as portas e janelas, seguindo as plantas originais. A iniciativa também integra o Tratado para Excelência da Indústria Madeireira (TEM).

Outro ponto de grande atuação do Sindicato ao longo dos anos foi o incentivo e apoio na qualificação da mão-de-obra, por meio de parcerias. O Sindicato recebeu o Mérito Sindical da FIESC em 2012 e em 2017.

Ação inédita: SC consegue primeira liminar do Brasil contra aplicação da NR-12
Em 2014, o Sindicato da Indústria da Madeira de Caçador obteve liminar na Vara do Trabalho de Caçador assegurando a aplicação da Norma Regulamentadora 12 (NR-12) vigente até 24/12/2010 para máquinas e equipamentos adquiridos até aquela data. A decisão emitida pelo juiz Etelvino Baron estabeleceu que equipamentos obtidos após 2010 devem seguir os preceitos da nova redação do regulamento. A liminar, primeira do país em relação à aplicação da norma, beneficiou as indústrias associadas ao Sindicato. A ação foi impetrada com o apoio da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC).

Diretoria do Simca gestão 2023/2026:
Presidente: Aurélio De Bortolo
Vice-presidente: Alexandre Eugenio Busato
1ª secretária: Lire Tesser
2ª secretária: Viviane Caramori Mendes
1ª tesoureira: Márcia Machiavalli
2º tesoureiro: João Tobias Vieira
Conselho Fiscal: Roberto Frey, Evandro Zandavali e Albert Reichert
Suplentes: Luiz Antonio dos Santos, Vitor Hugo Balvedi e Moacir José Salamoni
Delegados: Gilberto Seleme e Auri Marcel Baú
Suplentes: Ilton Paschoal Rotta e Leonir Tesser.

PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img

Leia Também