Dia 24 de julho acontece em Caçador, o I Congresso de Antropologia, Memória e Identidade Rural do Contestado (CAMIRC 2025). A ação é um projeto aprovado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB 2024), realizado em parceria com a Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina e Ministério da Cultura.
O Congresso é dedicado a valorizar e fortalecer a cultura rural, reunindo agricultores, artesãos, representantes de entidades rurais e especialistas para um diálogo sobre as tradições, desafios e perspectivas para o futuro das comunidades rurais.
O Congresso será realizado das 9h às 17h no pavilhão da capela da Linha São Francisco e vai discutir o tema: “Cultura e Agricultura”. Doze comunidades rurais serão envolvidas no evento: São Pedro, Linha Cará, Linha São Francisco, Linha Castelli, Linha Rio Bugre, Castelhano, Caixa D’Água, Paiol Velho (Assentamento Hermínio Gonçalves), Cachoeirinha, Adolfo Konder, Serra Azul e Taquara Verde.
Com foco em um ambiente de escuta ativa e troca de experiências, o evento tem como objetivo centralizar as discussões nas vivências dos protagonistas do campo, destacando suas histórias, suas práticas culturais e os desafios enfrentados na atualidade.
A programação do Congresso inclui: Feira de Produtos Locais (gastronomia, artesanato, produtos agrícolas), Galeria Fotográfica e de Arte (fotos das comunidades, história local,
retratos dos habitantes), Mesas Temáticas, Apresentações culturais e palestras.
Mais informações
Email: congressodeantropologia@gmail.com
Site: https://www.even3.com.br/i-congresso-de-antropologia-memoria-e-identidade-rural-do-contestado-599112/