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Curso da UNIARP desenvolve jogos terapêuticos para idosos em Caçador

Durante o primeiro semestre de 2025, o curso de Fisioterapia da UNIARP desenvolveu o projeto de curricularização da extensão “Ativafisio: estimulação motora e cognitiva para idosos”, uma proposta inovadora que integrou teoria, prática e responsabilidade social

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Durante o primeiro semestre de 2025, o curso de Fisioterapia da UNIARP desenvolveu o projeto de curricularização da extensão “Ativafisio: estimulação motora e cognitiva para idosos”, uma proposta inovadora que integrou teoria, prática e responsabilidade social.


O projeto, que é coordenado pela professora Drª. Daniela dos Santos e conta com ajuda dos professores do curso, teve como foco o desenvolvimento de oficinas com jogos terapêuticos voltados à população idosa. As oficinas tiveram o objetivo de estimular funções cognitivas e motoras por meio de atividades interativas, lúdicas e sustentáveis.


A proposta está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, especialmente aqueles voltados à saúde, educação de qualidade, redução das desigualdades e fortalecimento de comunidades sustentáveis.


A execução do projeto foi dividida em dois momentos principais. Na primeira semana, os acadêmicos foram organizados em 12 grupos compostos por estudantes de diferentes fases do curso.
Cada grupo recebeu um objetivo fisioterapêutico específico e teve como desafio criar um jogo terapêutico que o contemplasse, utilizando materiais recicláveis. Ao final dessa etapa, os jogos foram apresentados e avaliados coletivamente, promovendo troca de ideias e estímulo à criatividade interdisciplinar.


Na segunda semana, os grupos se dedicaram à sistematização científica das atividades desenvolvidas. Os acadêmicos finalizaram a escrita acadêmica do projeto, apresentaram os resultados e realizaram a entrega dos jogos produzidos em duas instituições de longa permanência para idosos do município de Caçador, promovendo um momento de integração e aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.


Como forma de reconhecimento, ao final das apresentações, os três melhores trabalhos avaliados foram contemplados com certificados de excelência, destacando-se pela criatividade, coerência terapêutica e impacto social da proposta desenvolvida.


A atividade, além de integrar conhecimentos práticos da Fisioterapia geriátrica e reabilitação cognitiva, reforça a importância da curricularização da extensão como ferramenta de formação cidadã, promovendo o compromisso social e profissional dos estudantes com a comunidade.

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