Hoje é quarta-feira, 22 de outubro de 2025
PublicidadeAnuncie no Jornal InformeAnuncie no Jornal Informe
InícioColunaCom pacote de Segurança nas Escolas governo de Caçador mostra eficiência e...

Com pacote de Segurança nas Escolas governo de Caçador mostra eficiência e responsabilidade

Sem alarde, mas com planejamento, governo Alencar Mendes anunciou uma série de ações para garantir mais segurança nas escolas e creches municipais. Veja também nesta coluna que o secretário de Agricultura, Carlos Chiodini teve agenda em Caçador. Já o prefeito Marcelo e o vice Duda, de Lebon Régis, mostram-se a dupla de gestores mais entrosada da região

PublicidadeAnuncie no Jornal Informe

É oportuno e necessário que se registre o importante pacote de ações na área de segurança pública, especialmente de nossas escolas, anunciado nesta semana passada pelo prefeito Alencar Mendes (PL) e sua equipe. O Programa Escola Segura mais que um alivio para famílias, é o poder público dizendo: calma, estamos aqui e atentos.

São várias as ações estratégicas como a adoção de vigilantes terceirizados para atuarem nas escolas e creches e o moderno sistema adotando inteligência artificial no videomonitoramento que vão trazer mais segurança para alunos, professores e demais funcionários da educação, além de tranquilidade para as famílias.

Não é de hoje que casos de violência extrema em escolas, inclusive com morte de alunos, chocam o Brasil. Santa Catarina já teve vários casos na história recente. Caçador registrou há alguns meses casos de alunos alterados e ocorrências envolvendo a PM.

É um cenário que alarma a população como um todo. Na Câmara de Caçador, com senso de urgência, os vereadores cobraram respostas. O governo municipal agiu com eficiência e responsabilidade.

É muito comum o gestor público surfar na onda do assunto quando acontece, e depois deixar pra lá. São temas que chocam quando acontecem e depois caem no esquecimento na via atabalhoada das pessoas. Sem falar que soluções exigem volumosos investimentos. Enfim, é muito comum vermos o agente público se sensibilizar quando acontece e, depois, fingir que não aconteceu e vender a ilusão que jamais acontecerá novamente.

Mas, Alencar e sua equipe, nesse ponto, são dignos do reconhecimento pela competência. Não fizeram alarde quando os casos aconteceram. Mas, agiram! Silenciosamente o pacote de medidas foi traçado e agora anunciado. É o sentimento de que o poder público está atento ao assunto e comprometido com a sua parte.

No futebol é comum dizer que arbitro e goleiro só podem ser elogiados depois que o jogo acaba, pois até no último segundo um lance de falta de sorte pode comprometer suas participações na partida.

Com segurança pública não é muito diferente. O ineditismo dos fatos e a incapacidade de se prever acontecimentos fora da normalidade podem prejudicar qualquer planejamento. Mas, ter o planejamento, é muito melhor que surfarmos na incapacidade de resposta caso algo acontece inesperadamente. Nesse ponto, a prefeitura de Caçador fez sua parte.

Vigilantes terceirizados

O interessante do Programa Escola Segura, lançado pela prefeitura e Guarda Municipal, é que serão utilizados vigilantes terceirizados para complementar o trabalho que os agentes da Guarda Municipal já executam nas unidades escolares. Ou seja, a GMC não vai tirar agente dos demais afazeres diários para mais essa função.

O investimento anual será de mais de R$ 1,6 milhão e a iniciativa como objetivo reforçar a proteção de estudantes, professores e servidores. Serão 21 vigilantes atuando de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, com horários ajustados em algumas unidades conforme a demanda do transporte escolar. Eles estarão nas portarias, oferecendo monitoramento apoio e proteção a estudantes, professores, servidores e famílias, criando um ambiente mais seguro para o aprendizado.

O programa complementa ações já existentes, como a presença de guardas, videomonitoramento, reconhecimento facial e botão do pânico. Os novos vigilantes receberam treinamento específico da Guarda Municipal, voltado às particularidades do ambiente escolar.

Inteligência artificial

Também vale registro o investimento em modernização do sistema de videomonitoramento, com uso de inteligência artificial. O novo sistema de videomonitoramento já em funcionamento nas escolas e prédios públicos de Caçador conta com maior capacidade de resolução de imagem e tecnologia de inteligência artificial.

Também está sendo criado um banco de dados com alunos e profissionais das escolas, permitindo o reconhecimento facial de todos os acessos. Assim, qualquer tentativa de entrada de pessoas não autorizadas gera alerta imediato.

Outra função é o “cercamento virtual”, que dispara avisos automáticos sempre que alguém ultrapassa os perímetros definidos, como muros, cercas e portões. Isso possibilita identificar invasões e até saídas não autorizadas de alunos, garantindo maior segurança e controle do ambiente escolar.

O sistema também auxilia em buscas de pessoas desaparecidas: ao inserir uma foto, é possível rastrear se ela passou por locais monitorados. Além disso, criminosos, pessoas com medidas protetivas ou outras restrições podem ser cadastrados no banco de dados, permitindo que o sistema emita alertas caso acessem áreas vigiadas. Essa ferramenta soma de forma muito expressiva na prevenção e manutenção da ordem pública e defesa das pessoas e do patrimônio público municipal.

Guarda em novo endereço

A base da Guarda Municipal de Caçador agora funciona junto ao Terminal Rodoviário Comendador Selvino Caramori, na Av. Eng. Lourenço Faoro, 1515, bairro São Cristóvão. No local também está o Centro de Comando Operacional (CECOP) e o Centro de Formação e Aperfeiçoamento Continuado da Guarda Municipal (CEFAC).

Pecuaristas

O secretário de Agricultura e Pecuária, Carlos Chiodini esteve cumprindo agenda em Caçador na semana passada. Ele atendeu ao governador Jorginho Mello (PL), que durante sua passagem pela cidade recebeu demandas da Associação dos Pecuaristas de Caçador. A reunião com os dirigentes aconteceu na quinta-feira (2).

Secretário Chiodini na Associação de Pecuaristas

Com o MDB

Também em Caçador, fora da agenda oficial, o secretário Chiodini – que também é presidente estadual do MDB – acompanhou o vice-presidente do partido, o deputado federal, Valdir Cobalchini em uma agenda com a direção local da sigla. O MDB se prepara para as eleições de 2026, na condição de um dos principais apoiadores do governador Jorginho Mello e na preferência para indicar o nome do vice na chapa.

Chiodini também participou de uma reunião com o MDB

Epagri

O Secretário de Agricultura, Carlos Chiodini também aproveitou para visitar a Estação Experimental da Epagri de Caçador. Foi recebido pelo gerente regional, Anderson Feltrim e sua equipe. A Estação de Caçador é uma referência na área de pesquisa em Santa Catarina.

Chiodini com o gerente regional, Anderson Feltrim

Entrosados

O vice-prefeito de Lebon Régis, Duda Zanotto (UB) assumiu o comando da prefeitura de Lebon Régis na sexta-feira (3), em função da viagem a Brasília do prefeito Marcelo Spautz (PP). O prefeito tem importantes agendas e reuniões na Capital Federal em busca de investimentos.

Esta é a segunda vez que Zanotto assume a prefeitura em 10 meses de governo. Isso mostra a afinidade entre os dois líderes que governam a cidade naquela que é a mais azeitada parceria entre prefeito e vice na região.

E o bacana é que esse entrosamento entre eles já vem do período eleitoral, no ano passado. Foi essa força que lhes conferiu a vitória. O eleitor entendeu que votando na chapa estava apostando em duas lideranças para governar a cidade e não só em um  prefeito. O bom entendimento entre ambos prosperou no governo e está fazendo a diferença.

Prefeito Marcelo e vice, Duda
Adriano Ribeiro
Adriano Ribeiro
Colunista do Jornal Informe, traz informações sobre os bastidores da política e cotidiano de Caçador e da Grande Florianópolis, em duas colunas semanais publicadas aqui e no www.informefloripa.com. Contatos: (48) 99800-5836 | (48) 3733-6977. E-mail: redacao@informecacador.com.br
PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Leia Também