Em um forte e simbólico gesto de união e conscientização, centenas de mulheres vestidas de rosa tomaram as ruas de Caçador no sábado (4), participando da tradicional Caminhada do Outubro Rosa, promovida pela Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC). O evento se consolidou como um grito de alerta e um grande chamado para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Com faixas, cartazes e muita energia, as participantes percorreram parte da Avenida barão do Rio Branco com o objetivo de levar informação à comunidade e reforçar o papel essencial da prevenção na luta contra a doença. A presidente da Rede Feminina, Sirlei Casagrande, destacou que, apesar do foco especial neste mês, o trabalho é contínuo ao longo do ano.
“Foi um grito, um alerta, um grande chamado para a prevenção. Nossas ações são contínuas o ano todo, mas, especialmente neste mês, realizamos diversos atos pela causa”, afirmou Sirlei.
A mobilização também contou com o apoio fundamental da imprensa local, da Prefeitura de Caçador, da Uniarp, da Copercampos e da comunidade em geral, que abraçou mais uma vez a causa e reconhece a importância da iniciativa.
No final do percurso, foram realizadas orientações sobre a importância do autoexame, dos exames de rotina e da atenção aos sinais do corpo, pela Universidade Uniarp.
União pela vida
O Outubro Rosa é um movimento internacional que busca conscientizar sobre o câncer de mama e estimular a participação da população, empresas e instituições na luta contra a doença. Em Caçador, a caminhada promovida pela RFCC já se tornou um dos momentos mais marcantes do mês, reunindo pessoas de todas as idades em torno de um objetivo comum: salvar vidas por meio da informação e do cuidado com a saúde. A Rede Feminina reforça que suas portas estão sempre abertas para acolhimento, orientações e encaminhamentos, reforçando seu compromisso diário com a vida e com todas as mulheres.





