Hoje é quarta-feira, 22 de outubro de 2025
PublicidadeAnuncie no Jornal InformeAnuncie no Jornal Informe
InícioGeralCaçador inicia obras do novo sistema de esgotamento sanitário no bairro Martello

Caçador inicia obras do novo sistema de esgotamento sanitário no bairro Martello

As primeiras atividades acontecem no bairro Martello, que será o ponto de partida do grande cronograma de obras

PublicidadeAnuncie no Jornal Informe

A Prefeitura de Caçador, em parceria com a BRK Ambiental, iniciou nesta quarta-feira, 15 de outubro, as obras do novo Sistema de Esgotamento Sanitário, dentro do programa Saneamento Legal.

As primeiras atividades acontecem no bairro Martello, que será o ponto de partida do grande cronograma de obras. A Rua João Angeli é a primeira a receber as frentes de trabalho, que começaram logo nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira. O bairro foi dividido em oito bacias para garantir o avanço organizado dos serviços, com até seis frentes de trabalho atuando simultaneamente. Conforme o cronograma for sendo executado, as obras chegarão também aos bairros Alto Bonito e Berger.

“Depois de muito planejamento, hoje é um marco que vai impactar a qualidade de vida dos caçadorenses. Temos a estimativa de que a obra ocorra em aproximadamente sete dias em cada rua para implantação da rede, refazendo já a parte do asfalto na sequência, com o prazo de 10 dias”, afirma o gerente de operações da BRK em Caçador, Guilherme Pimentel.

Esta etapa tem previsão de conclusão até dezembro de 2027. Até lá, as residências não deverão se interligar ao sistema. A BRK fará as orientações técnicas quando o serviço estiver pronto para receber as conexões. O cronograma completo contempla 220 quilômetros de redes coletoras, três quilômetros de interceptores, 17 quilômetros de linhas de recalque, 37 estações elevatórias e uma Estação de Tratamento na SC-135, com capacidade inicial de 80 litros por segundo. O investimento total é de mais de R$ 170 milhões, com previsão de cobertura de 90% da área urbana até 2033.

Além dos benefícios ambientais e de saúde pública, o projeto também vai movimentar a economia local, com a geração de cerca de 88 empregos diretos e mais de 200 indiretos.

Para reduzir os impactos das obras no dia a dia da população, a concessionária está promovendo reuniões comunitárias, visitas porta a porta e ações educativas nos bairros. Empresas de transporte e órgãos de segurança recebem informações antecipadas sobre as intervenções, e os motoristas podem acompanhar, em tempo real, as alterações de trânsito por aplicativos como Waze e Google Maps.

Adriano Ribeiro
Adriano Ribeiro
Colunista do Jornal Informe, traz informações sobre os bastidores da política e cotidiano de Caçador e da Grande Florianópolis, em duas colunas semanais publicadas aqui e no www.informefloripa.com. Contatos: (48) 99800-5836 | (48) 3733-6977. E-mail: redacao@informecacador.com.br
PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Leia Também