Hoje é quinta-feira, 2 de outubro de 2025
PublicidadeAnuncie no Jornal InformeAnuncie no Jornal Informe
PublicidadeCaçador - O melhor da vida é aqui!Caçador - O melhor da vida é aqui!
InícioGeralSebrae/SC apoia a Semana da Curricularização da Extensão da UNIARP

Sebrae/SC apoia a Semana da Curricularização da Extensão da UNIARP

Durante quatro noites, os acadêmicos foram desafiados a elaborar propostas de negócios inovadores para o futuro Mercado Público de Caçador, que será instalado no prédio da antiga rodoviária municipal

PublicidadeAnuncie no Jornal Informe

A Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), campus Caçador, realizou entre os dias 08 e 11 de setembro a Semana da Curricularização da Extensão do curso de Administração, que neste ano recebeu o título “Gestão Empreendedora”. Durante quatro noites, os acadêmicos foram desafiados a elaborar propostas de negócios inovadores para o futuro Mercado Público de Caçador, que será instalado no prédio da antiga rodoviária municipal.

O evento teve a parceria estratégica do Sebrae/SC, que desempenhou papel no direcionamento das atividades e na orientação dos grupos de estudantes. Representando a instituição, esteve presente o Analista Rafael Moraes, que acompanhou as atividades e contribuiu para que os acadêmicos vivenciassem um processo próximo à realidade de empreendedores, utilizando metodologias práticas, ferramentas de inovação e técnicas de gestão. O Sebrae, reconhecido por sua atuação no fortalecimento do empreendedorismo e no apoio ao desenvolvimento local, reforçou a importância de alinhar o conhecimento acadêmico às necessidades do mercado e às oportunidades de desenvolvimento regional.

Além do Sebrae/SC, o evento contou com a colaboração da Prefeitura de Caçador – por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Empreendedorismo e Turismo –, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Caçador (IPPUC), do Inova Contestado, do Núcleo de Gastronomia da ACIC e do Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT) da UNIARP, fortalecendo a integração entre universidade, setor público e entidades de fomento ao empreendedorismo.

A abertura da semana, na segunda-feira (08), foi marcada pela palestra do secretário municipal Roberto Marton, que apresentou aos estudantes as intenções da Prefeitura para transformar o espaço em um Mercado Público com foco na gastronomia e na valorização da cultura local. Já na terça-feira (09), o presidente do IPPUC, Alexandre Schermach, e a diretora de Planejamento Urbano, Taise Teodózio, detalharam as características físicas do prédio e as possibilidades de adaptação para os futuros negócios.

As atividades foram concluídas na quinta-feira (11) com a apresentação dos pitchs das equipes. O primeiro lugar ficou com a proposta “Mercato Rio do Peixe”, um condomínio gastronômico com gestão compartilhada. Em segundo lugar, ficou o projeto “O Cantinho do Contestado”, dedicado à valorização da culinária cabocla e regional. Já o terceiro lugar foi conquistado pelo restaurante “Segredo do Chef”, que surpreenderia os clientes com pratos elaborados em segredo, oferecendo uma experiência diferenciada.

Para a coordenadora das atividades de extensão do curso de Administração, Profa. Dra. Juciele Baldissarelli, a participação do Sebrae/SC foi determinante para o sucesso da Semana. “O Sebrae, a exemplo dos demais parceiros, foram fundamentais nesse processo, pois trouxeram metodologias e olhares práticos que aproximam os alunos da realidade dos empreendedores. Essa experiência reforça o quanto a universidade pode ser protagonista na construção de soluções para demandas da comunidade, fortalecendo não apenas a formação acadêmica, mas também a cidadania e o compromisso social dos futuros profissionais”, destacou.

PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Leia Também