No dia 1º de outubro, foi realizada uma reunião de alinhamento estratégico no Espaço Daniela Tombini, em Caçador. O encontro foi promovido pela InvestSC, Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Associação Empresarial de Caçador (ACIC) e Prefeitura de Caçador, marcando o início de um projeto piloto que visa abrir novos mercados para a indústria local.
A iniciativa contempla a aplicação da metodologia Resilient Alliance Method (RAM), desenvolvida pelo consultor Javier Casademunt, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A RAM surge como uma resposta prática e eficaz aos desafios enfrentados pelas empresas brasileiras, especialmente diante da guerra tarifária com os Estados Unidos. O método busca acelerar e garantir a entrada segura das empresas em novos destinos internacionais.
Durante a apresentação, Javier Casademunt explicou que a metodologia já está em processo de implementação em dezenas de cidades brasileiras, com impactos positivos no desenvolvimento econômico local, geração de empregos e atração de investimentos sustentáveis. Cada empresa é analisada individualmente, com alternativas personalizadas discutidas e desenvolvidas.