A Prefeitura de Caçador realizou na manhã desta terça-feira, 30, um evento que marcou avanços importantes para a segurança da comunidade. Além da apresentação dos 21 vigilantes terceirizados que vão atuar nas escolas e creches municipais, foram apresentadas as novas instalações da Guarda Municipal e o novo sistema de inteligência artificial no videomonitoramento.
A base da Guarda Municipal de Caçador agora funciona junto ao Terminal Rodoviário Comendador Selvino Caramori, na Av. Eng. Lourenço Faoro, 1515, bairro São Cristóvão. No local também está o Centro de Comando Operacional (CECOP) e o Centro de Formação e Aperfeiçoamento Continuado da Guarda Municipal (CEFAC).
O novo sistema de videomonitoramento já em funcionamento nas escolas e prédios públicos de Caçador conta com maior capacidade de resolução de imagem e tecnologia de inteligência artificial. Está sendo criado um banco de dados com alunos e profissionais das escolas, permitindo o reconhecimento facial de todos os acessos. Assim, qualquer tentativa de entrada de pessoas não autorizadas gera alerta imediato.
Outra função é o “cercamento virtual”, que dispara avisos automáticos sempre que alguém ultrapassa os perímetros definidos, como muros, cercas e portões. Isso possibilita identificar invasões e até saídas não autorizadas de alunos, garantindo maior segurança e controle do ambiente escolar.
O sistema também auxilia em buscas de pessoas desaparecidas: ao inserir uma foto, é possível rastrear se ela passou por locais monitorados. Além disso, criminosos, pessoas com medidas protetivas ou outras restrições podem ser cadastrados no banco de dados, permitindo que o sistema emita alertas caso acessem áreas vigiadas. Essa ferramenta soma de forma muito expressiva na prevenção e manutenção da ordem pública e defesa das pessoas e do patrimônio público municipal.
Além da tecnologia, a Guarda Municipal também está investindo em capacitação. Diretores, professores e servidores estão recebendo treinamentos para entender como o sistema funciona e como agir em diferentes situações de emergência. Os novos vigilantes também passaram por treinamento específico para o ambiente escolar. Outras medidas como a botão do pânico também já foram implantadas. Com este pacote de ações, a Prefeitura reforça seu compromisso com a segurança da nossa comunidade.
