Hoje é quinta-feira, 2 de outubro de 2025
PublicidadeAnuncie no Jornal InformeAnuncie no Jornal Informe
PublicidadeCaçador - O melhor da vida é aqui!Caçador - O melhor da vida é aqui!
InícioCultura e LazerTurnê Estadual da AMIMU encanta públicos em Caçador e Concórdia

Turnê Estadual da AMIMU encanta públicos em Caçador e Concórdia

As apresentações integram a Turnê Estadual da Amimu, viabilizada pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo de Santa Catarina

PublicidadeAnuncie no Jornal Informe

Os municípios de Caçador e Concórdia receberam neste fim de semana concertos da Orquestra Catarina, do Coral da Associação dos Amigos da Música (Amimu) e de solistas convidados. As apresentações integram a Turnê Estadual da Amimu, viabilizada pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo de Santa Catarina. A iniciativa prevê 12 concertos gratuitos em diferentes cidades catarinenses, com o propósito de democratizar o acesso à música instrumental e vocal, formar novas plateias e fortalecer os vínculos culturais entre comunidades. Antes do final do ano, a turnê chegará ainda a Joinville, Jaraguá do Sul, Itajaí e Florianópolis.

O maestro Patrick Cavalheiro destacou o impacto da iniciativa. “Tem sido uma emoção poder reger músicos tão talentosos, que participam da turnê em diversas cidades do estado. Já estivemos em Florianópolis, Blumenau, Rio do Sul, Tubarão, Lages, Santa Cecília, Caçador, Concórdia, e ainda seguiremos para outras cidades. É um prazer enorme levar repertórios preparados com tanto carinho de forma gratuita para diversos públicos. Nosso desejo é ser um estímulo para crianças, jovens e adultos, assim como eu fui inspirado ao assistir um concerto de orquestra e decidi seguir na música. Queremos despertar esse mesmo encantamento em quem nos acompanha”.

A presidente da Amimu, Anne Bortolini, ressaltou a relevância cultural e social da ação. “A emoção é muito grande, tanto em Caçador, onde a Amimu nasceu, quanto em outras cidades. Já passamos por municípios maiores, com teatros estruturados, e também por cidades pequenas, onde nem há espaços adequados para esse tipo de apresentação. Em todos os lugares, vemos a gratidão e a emoção do público. Isso nos motiva a seguir com a missão da Amimu: levar a música clássica a todos, desde crianças até idosos, ampliando o acesso cultural. Também somos muito gratos às empresas e patrocinadores que tornam tudo isso possível”.

A experiência também é transformadora para os coralistas. Leda Maria Madalozzo Camati, integrante do coral, relatou a importância da música para a saúde e o bem-estar. “É muito gratificante levar e absorver cultura por meio da música. Vimos em Lages, por exemplo, uma criança pedindo ‘muca’, acompanhando a orquestra com entusiasmo. Isso mostra o interesse de todas as idades. A música consola, alegra e faz bem à alma. Além disso, cantar em um coral mantém o convívio social e até ajuda no envelhecimento saudável. Para mim, é também uma forma de manter a mente ativa e afastar problemas como o Alzheimer.”

Do lado da plateia, os depoimentos confirmam o impacto. A jovem Taemi Vitória de Lima Vasiluk, que assistiu ao concerto, revelou ter se inspirado com a apresentação. “Eu me imagino no palco, seja cantando ou tocando. A arte é uma forma de se expressar, e eu recomendo a todos que não tenham medo de se colocar à prova. Os cursos de canto e de instrumentos são muito importantes, e a música nos dá coragem para mostrar quem somos”.

A Turnê Estadual da Amimu é uma realização da Associação dos Amigos da Música (Amimu), por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), do Governo do Estado de Santa Catarina, com aprovação da Fundação Catarinense de Cultura. O projeto conta com apoio da Prefeitura de Caçador e Uniarp, e incentivo das empresas Celesc Distribuição S.A., Caitá Supermercados e Casa do Ônibus. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 99923-6176.

PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Leia Também