Hoje é quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
PublicidadeAnuncie no Jornal InformeAnuncie no Jornal Informe
InícioGeral4ª Edição do Fórum de Educação Inovadora reúne profissionais para debater inteligência...

4ª Edição do Fórum de Educação Inovadora reúne profissionais para debater inteligência artificial

O Centro de Inovação Videira, em parceria com o Sebrae/SC e a Secretaria Municipal de Educação da prefeitura de Videira, realizou, nesta quarta-feira, dia 24, a 4ª Edição do Fórum de Educação Inovadora

PublicidadeAnuncie no Jornal Informe

O Centro de Inovação Videira, em parceria com o Sebrae/SC e a Secretaria Municipal de Educação da prefeitura de Videira, realizou, nesta quarta-feira, dia 24, a 4ª Edição do Fórum de Educação Inovadora. O evento, que ocorreu no Centro de Convenções do Parque da Uva, teve como principal objetivo promover práticas educacionais inovadoras, atraindo mais de 500 participantes, entre educadores, gestores e demais profissionais ligados à área educacional.

O fórum contou com exposições de entidades educacionais e parceiros que apresentaram projetos e iniciativas de sucesso na área da educação. Segundo o secretário de Educação de Videira, Luiz Felipe Torcato Zanella, a expectativa é que o fórum contribua para a transformação e melhoria da prática educacional na região meio-oeste catarinense, promovendo um ambiente de aprendizado mais dinâmico e inclusivo. “O grande intuito é discutir o uso da tecnologia na educação e aprimorar nossas possibilidades de aprendizado e ensino”, afirmou Zanella. Ele destacou ainda a importância do tema deste ano, que foi “Inteligências Artificiais”, e a relevância do apoio do Sebrae/SC na realização do evento.

Aloísio Salomon, gerente regional Meio Oeste do Sebrae/SC, também destacou as parcerias para realização do evento. “Nós ficamos muito orgulhosos do Sebrae ter sido convidado pela Secretaria de Educação e Prefeitura de Videira para fazer parte desse importante momento, onde se debate a educação empreendedora, com foco na inteligência artificial. O objetivo do Sebrae com a educação empreendedora é trazer ferramentas para que os professores trabalhem o empreendedorismo e essas novas tecnologias em sala de aula, promovendo a construção da cidadania junto aos nossos alunos”.

O evento foi marcado pela palestra de abertura ministrada por Renato Casagrande, especialista em educação e palestrante do Instituto Casagrande. Com o tema “IA impulsionando a inovação na educação”, Casagrande discutiu as tendências e desafios da educação no século XXI, enfatizando o impacto transformador da inteligência artificial no aprendizado. “A inteligência artificial pode vir para o bem ou para o mal. Se você olhar para o lado negativo, vai querer se fechar. Mas se olhar para o mundo em que a inteligência artificial pode transformar o conhecimento, então podemos tê-la como aliada”, afirmou Casagrande.

Além das palestras, o fórum ofereceu painéis de discussão durante a tarde, onde os participantes puderam debater o uso da inteligência artificial em sala de aula e explorar novas abordagens pedagógicas. Casagrande também abordou temas como competências socioemocionais, saúde mental, inclusão e o novo papel do professor contemporâneo.

PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img

Leia Também