A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) implantou, em 2025, uma ampla reformulação em suas matrizes curriculares. A iniciativa, planejada desde 2024, abrange todos os cursos da instituição e tem como objetivo principal promover avanços significativos na qualidade da formação acadêmica e nos indicadores de avaliação do ensino superior, como o Conceito de Curso (CC), o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC), atribuídos pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
Entre as principais mudanças está a retirada das disciplinas na modalidade a distância (EaD) dos currículos dos cursos presenciais, priorizando a interação presencial. A medida busca aprimorar a profundidade da aprendizagem e fortalecer a organização didático-pedagógica dos cursos, que representa 30% do peso no CC. A otimização da carga horária e a redução das fases iniciais tornam os cursos mais acessíveis financeiramente, contribuindo para melhorar a percepção dos estudantes sobre seu processo formativo (15% do CPC), além de impactar positivamente o desempenho no Enade (20% do CPC) e no IDD (35% do CPC).
Outra inovação é a curricularização da extensão, com a inserção de duas semanas fixas de atividades por semestre. A proposta garante o cumprimento da legislação vigente e amplia a interação dos estudantes com a comunidade e o setor produtivo. Essa prática fortalece as políticas institucionais de ensino, extensão e pesquisa (Indicador 1.1 do Instrumento de Avaliação de Cursos), valorizando a Dimensão 1 do CC, o Eixo 3 das avaliações do Inep e o Eixo 2 do Conceito Institucional, que trata da responsabilidade social da instituição.
A qualificação do corpo docente também é foco da reformulação. A UNIARP criou um núcleo de cinco disciplinas institucionais, ministradas por mestres e doutores com dedicação integral ou parcial. Além de garantir excelência na formação específica, essa ação eleva o percentual de docentes titulados, fator essencial na avaliação do CPC (30%) e na Dimensão 2 do CC (“Corpo Docente e Tutorial”, com 40% de peso), além de impactar o Indicador 4.1 do CI (“Titulação do corpo docente”, no Eixo 4 – Políticas de Gestão).
A UNIARP já apresentava evolução consistente em seu IGC, passando de 1.97929 (Faixa 3) em 2010 para 3.288 (Faixa 4) em 2023. Com cursos como Administração e Direito já alcançando CCs acima de 4 e CPCs em Faixa 4, a reformulação busca consolidar esses resultados e elevar outros cursos a patamares de excelência, projetando a instituição para as faixas mais altas do IGC.
Do ponto de vista da governança, a UNIARP alia seus objetivos pedagógicos a uma gestão voltada para eficiência e excelência, com apoio do Comitê de Inovação Pedagógica. A atualização dos cursos na modalidade EaD também integra a estratégia institucional de sustentabilidade e inovação, alinhada às demandas do mercado e da sociedade.
As ações estratégicas representam um investimento direto na qualidade acadêmica e na relevância social dos cursos. Ao alinhar a otimização de recursos com a valorização do corpo docente e da experiência estudantil, a UNIARP reafirma seu compromisso com a excelência e o desenvolvimento regional sustentável. A reformulação é conduzida pela Reitoria e Vice-Reitoria, com apoio da Diretoria Executiva, e reflete uma gestão universitária eficiente, integrada e focada em resultados.
UNIARP promove reformulação curricular estratégica para elevar qualidade e indicadores institucionais
Mudanças implantadas em 2025 abrangem todos os cursos e visam fortalecer a formação acadêmica, a extensão universitária e a qualificação docente, com impacto direto nos conceitos do MEC