Hoje é quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
PublicidadeAnuncie no Jornal InformeAnuncie no Jornal Informe
InícioGeralQueijo de assentamento de Caçador ganha medalha de ouro em prêmio nacional

Queijo de assentamento de Caçador ganha medalha de ouro em prêmio nacional

O reconhecimento pela qualidade da produção, que rendeu aos produtores a 7ª colocação na modalidade leite cru de 15 a 30 dias

PublicidadeAnuncie no Jornal Informe

O queijo artesanal produzido pelo casal Adriana e Arlei Camargo, do assentamento Hermínio Gonçalves dos Santos, situado em Caçador, obteve medalha de ouro na 7ª edição do Prêmio Queijo Brasil, realizado de 11 a 14 de julho em Blumenau.

O exemplar de Caçador foi um dos mais de 1,5 mil queijos artesanais inscritos, vindos de 20 estados brasileiros e o único na categoria leite cru a representar o município. Os melhores queijos enviados para o prêmio são elencados com medalhas de bronze, prata e ouro, de acordo com a classificação.

Instalações adequadas para a produção

Organizado pela Associação dos Queijistas do Brasil (Comerqueijo), o prêmio visa divulgar a diversidade dos queijos produzidos em território nacional e premiar a qualidade de acordo com critérios de aspecto/aparência, olfato/aromas, textura e sabor, julgados por uma equipe de jurados técnicos e sensoriais.

O reconhecimento pela qualidade da produção, que rendeu aos produtores a 7ª colocação na modalidade leite cru de 15 a 30 dias, veio após três anos de trabalho e o segundo ano de participação na competição, onde obtiveram a prata em 2023. “Estou sem palavras para descrever a emoção para mim como assentada e empreendedora”, comemora Adriana.

Início

Segundo a queijeira, filha de assentados da reforma agrária e há oito anos regularizada em lote próprio, o investimento no produto começou por acaso, após um incêndio que destruiu o barracão de alho e a insatisfação com os valores pagos pelo leite pela indústria. A família deu início à produção com cinco vacas emprestadas e hoje são mais de 40, manejadas por Arlei, enquanto Adriana se ocupa da ordenha e da produção dos queijos.

Com cerca de um ano de trabalho veio a regularização junto ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e depois os investimentos em poço artesiano, ensiladeira, carreta e sala de fabricação, com créditos do Incra, do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e do Banco do Brasil.

As orientações recebidas e os cursos fornecidos pela assistência técnica do estado e do município também foram essenciais para o sucesso da iniciativa, que hoje tem capacidade para beneficiar cerca de 300 litros de leite por dia e se tornou o principal sustento da família.

“Minhas vendas hoje triplicaram, o que estou fabricando está tudo vendido, por isso já estou praticamente quitando o financiamento”, detalha a queijeira. Ela comercializa a produção em uma banca na feira do produtor, todas as quartas, sextas e sábados, na avenida Beira Rio, no centro de Caçador.

Adriano Ribeiro
Adriano Ribeiro
Colunista do Jornal Informe, traz informações sobre os bastidores da política e cotidiano de Caçador e da Grande Florianópolis, em duas colunas semanais publicadas aqui e no www.informefloripa.com. Contatos: (48) 99800-5836 | (48) 3733-6977. E-mail: redacao@informecacador.com.br
PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img

Leia Também