O advogado Claudio Favero Júnior não faz mais parte do governo Alencar Mendes (PL). Ele deixou a função de procurador geral do município e assumiu como assessor técnico na Procuradoria Geral do Estado (PGE) em primeiro de julho.
Favero foi durante os últimos governos Saulo e Alencar um dos mais influentes dirigentes, sempre ocupando funções jurídicas ou estratégias de gestão do núcleo duro dos governos. Claudio deixa Caçador depois de 8 anos e meio na PGM. É, portanto, o procurador mais longevo da história de Caçador. Policitamente, ele é filiado ao PSDB.
Questionado sobre seu substituto, o prefeito Alencar Mendes (PL) não respondeu. Nos bastidores está forte na bolsa de apostas o prata da casa, funcionário efetivo, Lucas Filipini Chaves.
Crise
A relação entre o vice-prefeito Itacir Fiorese e o vereador Rubiano Schmitz nunca foi um mar de rosas. Mas, dia a dia deteriora mais em mais. Nos últimos dias há inclusive um movimento orquestrado tentado expulsar o vereador do Progressistas. Rubiano não se incomoda com isso. Entende que conquistou o mandato e o partido não poderá lhe tirar isso. Ir para outro partido é o de menos.
Críticas
Afasta cada dia mais Fically e Rubiano as pesadas críticas que o vereador tem feito em relação a ações no mínimo questionáveis na área da Infraestrutura, especialmente nas estradas rurais, segundo Rubiano, com anuência do vice-prefeito.
Nos últimos dias pipocaram vídeos de máquinas da prefeitura dando preferência para serviços em propriedades privadas e deixando as estradas municipais num segundo plano. Há até denúncia de proprietário rural recebendo pedra brita em via dentro da sua propriedade, o que é proibido.
Rubiano pondera que prefere “perder o amigo” que ser omisso e fazer vistas grossas para possíveis irregularidades.
Boca nas costas
Na semana passada Rubiano subiu o tom nas críticas e chegou dizer que Fically é o popular “Boca nas Costas”. Isso, porque, segundo Rubiano, ambos participaram de uma reunião no gabinete da secretária de Governo e, após saírem do local, Fically teria falado que o que foi tratado na reunião era exatamente o oposto do que realmente foi.
Não engoliu
Essa queda de braço entre Fically e Rubiano vai longe. O vereador nunca vai engolir a forma como Fically virou vice-prefeito na chapa de Alencar. O partido estava preparando sua candidatura a prefeito e, de uma hora pra outra, Fically acertou individualmente com o grupo político de Alencar. Para Rubiano, uma quebra de confiança.
Loteamento que não sai
O absurdo de um loteamento com 400 lotes que está embargado na prefeitura há praticamente sete anos vai virar tema de debate na Câmara de Vereadores. O assunto se tornou público pela primeira vez nesta coluna e agora o vereador Fabiano Dobner (PL) subiu o tom de cobranças. Com o apoio do vereador Rubiano Schmitz (PP), ele disse que vai convocar o IPPUC na Câmara para prestar esclarecimentos. Fabiano também pretende convocar os investidores que colocaram dinheiro no projeto que deu entrada na prefeitura em 2018 e até agora não tem definição.

Falta imóveis
A cobrança do vereador acontece num momento em que a cidade precisa de mais imóveis. Os empresários iniciaram através da Acic um momento para a abertura de mais imóveis populares, uma vez que não há imóveis disponíveis para que possam atrair mais mão de obra. Recentemente até soldados novos destacados para o quartel da Polícia Militar de Caçador sofreram com a falta de imóveis para alugar quando precisar se mudar para Caçador.
Videira
Fabiano Dobner ainda criticou a morosidade na tramitação de projetos de novos loteamentos na prefeitura de Caçador. Ele lembrou que há outros casos de loteamentos que estão parados na prefeitura. Fabiano chegou a citar que Videira, por exemplo, liberou nos últimos meses 40 loteamentos. “Logo, logo Videira estará maior que Caçador e o pessoal estará indo investir lá”, disse.
Recursos
O Hospital Maicé recebeu mais recursos para custeio dos seus serviços. Na sexta-feira (11) a direção da unidade hospitalar recebeu o deputado federal Fábio Schiochet (União Brasil) que anunciou a destinação de R$ 500 mil. A bancada de vereadores do UB e o diretor da SCPar, Moacir D’Agostini estiveram presentes com o deputado na entrega da emenda para a direção do hospital.

Comando do PT
O PT de Caçador estará em boas mãos nos próximos quatro anos, sob o comando de Marcos Wordel. Ele foi eleito para presidir a sigla no município na eleição realizada dia 6 de julho. Wordel é filiado ao PT há mais de 20 anos e conhece como poucos sua realidade em Caçador. Tem tudo para fazer um belo mandato. Lembrando que está em suas mãos a organização do partido para as eleições em 2026 em Caçador, onde o presidente Lula sempre conquista uma boa votação.

Indignação
Viralizou em Caçador no final de semana o vídeo de um comerciante autônomo que, mesmo com empresa construída e alvará, foi impedido de comercializar seus produtos na Festa da Fogueira. Ele foi impedido de trabalhar pela Vigilância Sanitária e foi escoltado pela Guarda Municipal até deixar o Parque Central. Em represália ele distribuiu de graça seus produtos ao lado do parque. A revolta é maior ainda em função de comerciantes de fora da cidade conseguirem vendendo na festa e outros comerciantes da cidade não poderem trabalhar.