Hoje é quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026
PublicidadeAnuncie no Jornal InformeAnuncie no Jornal Informe
PublicidadeCaçador - O melhor da vida é aqui!
InícioColunaPosses movimentam as próximas semanas em Caçador e outras notas

Posses movimentam as próximas semanas em Caçador e outras notas

Cerimônias de posse de novas diretorias em duas das mais importantes organizações da cidade – a Acic e a Uniarp – estão agendadas para ocorrer nos próximos dias; veja também que o MDB define Antídio como candidato ao Governo e outras notas da política local

PublicidadeAnuncie no Jornal Informe

Duas das mais relevantes organizações da sociedade caçadorense têm as posses de suas novas diretorias agendadas para as próximas semanas. A Associação Empresarial de Caçador (Acic) realiza a posse da nova diretoria dia 6 de março e a Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp) realiza a posse da nova diretoria em 19 de fevereiro. Ambas as direções foram eleitas no final do ano passado.

A posse na Uniarp e na Fundação Uniarp será realizada no Teatro da universidade na próxima quinta-feira (19) com protocolo previsto para iniciar às 17 horas.  Na ocasião serão empossados os membros da Diretoria, Conselhos e Reitoria. O advogado Neoberto Balestrin assume a presidência da Fundação substituindo o empresário Moacir Salamoni para uma gestão no biênio 2026-2027. Na Reitoria assume Rosana Claudio Silva Ogoshi para a gestão 2026-2029.

Já a Acic realiza a cerimônia no dia 6 de março, uma sexta-feira, com solenidade que vai iniciar às 19 horas no espaço do Doc Beer. Na ocasião serão empossados os membros da nova Diretoria e Conselho Fiscal para o triênio 2026-2028. O advogado Leandro Bello, que na atual diretoria ocupa o cargo de vice-presidente de Serviço assume a presidência substituindo o atual presidente, empresário, José Carlos Tombini.

Saiu maior

Sobre a eleição da Direção da Câmara de Caçador é importante trazer à luz alguns detalhes dos bastidores. Afinal de contas, é lá que as coisas acontecem de fato. A possibilidade do presidente Almir Dias (PSDB) não renunciar a presidência era muito real. Tanto que estava prevista a renuncia em dezembro, o que acabou não acontecendo.

Almir deixou sempre claro que estava propenso a renunciar, porém, queria a garantia que o acordo feito pelos vereadores da Base do Governo lá no início da Legislatura seria cumprido. Quando teve essa certeza, renunciou.

Mandou bem o agora ex-presidente. Honrou sua palavra e saiu maior do processo. Em política se tem uma coisa que não leva político pra frente é rasgar acordo político. Com essa condução, o tucano sobe um degrau na escada da política local.

Antídio Lunelli para o Governo

O MDB foi preterido pelo governador Jorginho Mello e agora corre para colocar na estrada um projeto viável para disputar o Governo do Estado em outubro. Para isso, seu camisa 10 já foi definido. Trata-se do deputado estadual, Antídio Lunelli, ex-prefeito de Jaraguá do Sul. Lunelli não só é o pré-candidato do partido para a disputa do governo, bem como para possíveis coligações.

Deputado estadual, Antídio Lunelli

Trocou o MDB pelo Novo

O clima azedou entre o MDB e o governador neste início do ano quando Jorginho anunciou que seu vice de chapa será o prefeito de Joinville do partido Novo, Adriano Silva. Fez isso depois de passar o ano passado inteiro dizendo que o vice seria do MDB. Recentemente a cúpula dos emedebistas se reuniu na Capital e decidiu por unanimidade deixar o governo Jorginho. Os cargos serão entregues até o final deste mês, inclusive dos secretários de Estado, Jerry Comper, da Infraestrutura, e Cleiton Fossá, do Meio Ambiente e Economia Verde.

Estratégia

Basicamente o MDB decidiu colocar na rua uma candidatura própria ao governo, mas não fechou a parta para possíveis coligações com outros partidos. A única imposição é que o partido faça parte da majoritária e, nesse caso, o nome de Antídio é o escolhido para composição.

Encontro em Caçador

Como o MDB carrega o ‘democrático’ no nome, a base do partido será ouvida. Para isso uma intensa agenda foi preparada para correr o Estado ouvindo as coordenações regionais, onde a militância poderá opinar sobre qual caminho seguir. A partir do dia 18 de fevereiro serão feitos 15 encontros Macrorregionais. Em Caçador o encontro vai acontecer no próximo dia 20 de fevereiro, a partir das 19 horas.

Paulinha

Cumpre agenda em Caçador nesta quinta-feira (12) a deputada estadual Paulinha, do Podemos. Pré-candidata a deputada federal na eleição deste ano, Paulinha tem encontro às 18 horas na sede da Acic, seguido de visita institucional ao Corpo de Bombeiros às 19 horas e às 20 horas tem encontro com apoiadores na Linha do Bugre. Durante toda a semana a deputada está em intensa agenda no Oeste Catarinense.

Deputada estadual Paulinha

Jean no radar

Quem deve acompanhar a deputada na agenda é o ex-vereador por Caçador, Jean Carlo Ribeiro, atualmente assessor parlamentar do Gabinete da Deputada. Não estranharia em nada se Jean aparecesse como candidato a deputado estadual neste ano. É uma forma de fortalecer a candidatura de Paulinha à Federal e também de garantir que Caçador e a região tenham um nome disputando uma cadeira na Alesc.

Ex-vereador Jean Carlo Ribeiro

Adriano Ribeiro
Adriano Ribeiro
Colunista do Jornal Informe, traz informações sobre os bastidores da política e cotidiano de Caçador e da Grande Florianópolis, em duas colunas semanais publicadas aqui e no www.informefloripa.com. Contatos: (48) 99800-5836 | (48) 3733-6977. E-mail: redacao@informecacador.com.br
PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img

Leia Também