Durante o mês de agosto, foi promovido um ciclo de palestras educativas em alusão à campanha “Agosto Lilás”, voltada à prevenção e ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher.
A ação, intitulada “Protetores do Lar”, foi desenvolvida pela Polícia Militar em parceria com psicólogos da Secretaria de Assistência Social do município, uma psicóloga da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e advogadas integrantes do projeto “OAB por Elas” em Caçador.
No total, foram contempladas 16 turmas do 3º ano do ensino médio de escolas públicas estaduais, alcançando mais de 500 estudantes. As palestras tiveram como objetivo sensibilizar os jovens para a importância da prevenção à violência doméstica, o fortalecimento dos vínculos familiares e a promoção de uma cultura de respeito e proteção dentro do lar.
A escolha do público-alvo se deu pelo fato de os jovens nesta faixa etária se encontrarem em uma fase primordial para a construção de relações afetivas, sendo um momento crucial para atuar preventivamente.
A iniciativa reforça o compromisso da Polícia Militar em atuar de forma integrada com diferentes setores da sociedade, contribuindo para a formação cidadã dos adolescentes e para a construção de uma comunidade mais justa e segura.
