A professora Daiane Xumadelo está desenvolvendo o projeto “Festival das Lanternas” com duas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio do SESI de Caçador. A iniciativa integra conhecimentos das áreas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, por meio da construção de lanternas que simbolizam luz, esperança e cuidado com a saúde mental.
A atividade prática será realizada em outubro, em data a ser confirmada, com o lançamento das lanternas no Rio do Peixe, entre a nova passarela e a ponte da Beira Rio. O gesto representa a valorização do bem-estar emocional, destacando que o cuidado com a saúde mental deve ser contínuo e que o equilíbrio individual impacta diretamente o coletivo.
Consciente da responsabilidade ambiental, o projeto prevê o recolhimento das lanternas após o ato e o encaminhamento dos materiais para reciclagem. “Vamos estar reaproveitando as bases, que são de isopor, e as velas. Os demais itens serão descartados com materiais reciclados”, explica a professora Daiane.
O projeto foi inscrito na 3ª edição do Prêmio Educador Transformador, uma iniciativa nacional promovida pelo Instituto Significare, Bett Brasil e Sebrae, que reconhece práticas educacionais inovadoras e transformadoras em todos os níveis de ensino. O Festival das Lanternas já avançou para a segunda fase da seleção, destacando-se entre propostas que promovem impacto positivo na aprendizagem e na comunidade.
Mais do que uma atividade simbólica, o Festival das Lanternas busca inspirar ações positivas e fortalecer vínculos comunitários. Ao relatar boas experiências relacionadas à saúde mental, o projeto contribui para a construção de um ambiente de cuidado, apoio e reflexão sobre os desafios do presente e os caminhos para um futuro mais saudável.