Hoje é quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
PublicidadeAnuncie no Jornal InformeAnuncie no Jornal Informe
InícioColunaOs bastidores da posse de Seleme; Borga e Douglas vão disputar a...

Os bastidores da posse de Seleme; Borga e Douglas vão disputar a Alesc e outras notas

Caçador festeja a chegada de Seleme ao comando da Fiesc, bem como de Daniel José Tenconi ao comando do Sesi. Veja também que os ex-prefeitos de Videira, Dorival Borga (PL) e de Lebon Régis, Douglas Mello (PDT) são pré-candidatos a deputado estadual e outras notas

PublicidadeAnuncie no Jornal Informe

Caçador celebrou e muito a posse do empresário Gilberto Seleme na presidência da Fiesc. A solenidade realizada na última sexta-feira (22), na sede da entidade, em Florianópolis, foi prestigiada por uma grande comitiva de lideranças caçadorenses. Poucas vezes vi tamanho prestigio em um ato de posse.

As principais lideranças políticas de Caçador se fizeram presentes: o prefeito Alencar Mendes (PL), o presidente da Câmara, Almir Dias (PSDB) e o deputado federal, Valdir Cobalchini (MDB). Sem falar em outros políticos como os ex-prefeitos Saulo Sperotto (PSDB) e Douglas Mello (PDT); o governador Jorginho Mello (PL), o presidente da Alesc, Júlio Garcia, deputados estaduais, federais e os três senadores catarinenses.

Também estiveram lá dirigentes de importantes entidades e instituições de Caçador, como da Uniarp, do Hospital Maicé, do Corpo de Bombeiros, da Acic, do Sindicato da Madeira e outros. Empresários, amigos e familiares de Seleme também foram até a Capital do Estado dar um abraço no novo presidente do Sistema Fiesc.

CLIQUE AQUI e veja as fotos do evento.

Chega no momento certo

O empresário Gilberto Seleme chega à presidência da federação máxima das indústrias de SC, a Fiesc, no momento mais apropriado da sua vida, quando tem experiência de sobra para comandar.

A Fiesc tem 75 anos de existência e nesse período teve apenas 10 presidentes, todos do litoral: quatro de Florianópolis, dois de Joinville, dois de Blumenau e dois de Brusque. Gilberto é o 11 presidente de um organismo que ajudou a construir.

Ele faz parte do Sistema Fiesc há praticamente 40 anos. Participou ativamente do mandato de seis dos 10 presidente. É o primeiro “industrial” de fato e direito que chega à presidência. É o primeiro presidente acima da BR-116. “Precisamos de menos Florianópolis e mais Santa Catarina”, disse em seu discurso aquele que é primeiro presidente do interior.

Gilberto chega ao comando da maior e mais influente federação do Estado maturado. Tem conhecimento de sobra pra liderar a partir do que os industriais pensam e querem. Ele vai saber o caminho porque ele é Fiesc.

Borga estadual

O ex-prefeito de Videira, Dorival Carlos Borga (PL), também se fez presente na posse de Seleme, na Fiesc. Desfilou animado entre os presentes e foi cortejado por muitos empresários caçadorenses. A quem pediu disse que está analisando o cenário, mas é grande a probabilidade de se candidatar a deputado estadual pelo PL do governador Jorginho. Seria um forte candidato, muito pela simpatia que tem de várias lideranças em toda a região, inclusive de muitos caçadorenses.

Borga ladeado pelos irmãos Fernando e João Driessen e pelo marqueteiro Frutuoso Oliveira – Crédito: ADRIANO RIBEIRO

Douglas em pré-campanha

Outro pré-candidato a deputado estadual que também marcou presença na posse da Fiesc foi o ex-prefeito Douglas Mello (PDT). Já com pré-campanha adiantada, Douglas percorre o Estado em busca de apoio.

A estratégia do partido é lançar uma série de pré-candidatos com o objetivo de aumentar as votações locais. Na região, por exemplo, o partido terá lideranças na disputa em Lebon Régis, Canoinhas e Fraiburgo.

O exemplo de Douglas explica a estratégia. Se fosse para ele fazer campanha para o deputado estadual Rodrigo Minotto, como em outros anos, faria no mínimo um quinto dos votos que fará sendo ele o candidato.

O objetivo é aumentar a legenda. O partido trabalha para eleger Minotto e a depender da votação na nominata, belisque mais uma vaga.

Na foto, Douglas e o amigo lebonregens, Almir Granemann dos Reis, do Conselho Regional de Administração (CRA) com o presidente Seleme

Comando do Sesi

Não é só a posse de Gilberto Seleme que Caçador e região têm para celebrar. Também assumiu na Superintendência do Serviço Social da Indústria (Sesi) de Santa Catarina, Daniel José Tenconi. Com mais de 20 anos de experiência em funções de liderança organizacional, Tenconi é natural de Rio das Antas, mas atuou por anos em Caçador onde desempenhou várias funções no apoio ao sistema industrial da cidade. É o braço direito de Seleme e tem tudo para fazer um ótimo trabalho no comando do Sesi. Ele também vai ocupar a direção de gestão de pessoas  e desempenho da FIESC

Daniel, ao centro, durante a posse da Fiesc, na sexta passada

A bênção

Para dar a bênção ao início da nova diretoria da Fiesc Gilberto Seleme levou à Florianópolis o bispo de Caçador, Monsenhor Cleocir Bonetti. O religioso deu um show de simpatia e coerência na sua fala, muito apropriada para o momento. Foi um dos pontos altos do evento.

Bispo fazendo uso da palavra

O amigo anônimo de Caçador

Durante a posse da Fiesc o prefeito Alencar Mendes (PL) foi apresentado para o procurador federal em Santa Catarina, Georgino Melo e Silva. Para quem não sabe da história, o Parque Central de Caçador só existe, entre outras pessoas, por sua ação. Quando o ex-prefeito Saulo Sperotto cismou em criar uma grande área de lazer no centro da cidade e colocou como alvo o espaço abandonado da empresa ferroviária, que é da União, deparou-se com um grande imbróglio jurídico complicado de ser superado.

Dificilmente o Parque Central sairia no momento que saiu, não fosse o jornalista Frutuoso Oliveira, apresentar Georgino ao ex-prefeito entre um chopp e outro no Mercado Público da Capital. O procurador federal orientou o caminho jurídico adequado e Saulo que sempre foi esperto providenciou tudo corretamente e o resto é história. Georgino é um amigo anônimo de Caçador e merecia no mínimo uma homenagem dos caçadorenses.

Prefeito Alencar ao lado do procurador federal em Santa Catarina, Georgino Melo e Silva

Outro amigo de Caçador, esse mais conhecido

Outra pessoa que também deveria receber uma homenagem de Caçador é o ex-reitor da Uniarp, Adélcio Machado dos Santos. Além de ter sido o primeiro reitor dessa máquina que é hoje a Uniarp, a própria existência da instituição de ensino se deve muito a Adélcio.

Quando a crise se instalou na antiga UnC e o campus de Caçador decidiu cair fora para criar a Uniarp, Adélcio era o presidente do Conselho Estadual de Educação. A aprovação da Uniarp precisaria ser célere no Conselho sob pena de gerar risco no andamento dos cursos e gerar insegurança jurídica para os então alunos.

Adélcio foi apresentado pelo então deputado estadual Cobalchini para os dirigentes de Caçador e foi ágil para que o processo andasse.

Professor Adélcio Machado dos Santos

Mais que a obrigação

Tanto o procurador federal, Georgino Melo e Silva quanto o professor Adélcio Machado, poderá o amigo leitor dizer, não fizeram mais que a obrigação. Até concordo!

Porém, dentro da obrigação, eles poderiam ter atrapalhado Caçador ou ajudado com acabaram fazendo. Eles optaram por, dentro da lei e das regras a que eram subordinados, agir em favor de Caçador. Por isso que digo que ambos merecem nosso reconhecimento. Caçador não pode ser ingrato com quem o favorece!

Engenheiro

Quem também esteve presente na posse de Gilberto Seleme foi o presidente do CREA-SC, engenheiro Kita Xavier. Ele fez questão de lembrar que é um engenheiro assumindo a entidade máxima da industria e SC. “A posse do engenheiro civil Gilberto Seleme na presidência da FIESC evidencia como a Engenharia, aliada à visão empresarial, é capaz de transformar a indústria. Assim como conduz suas empresas com excelência, certamente fará uma gestão marcante à frente da Federação. O CREA-SC seguirá parceiro da FIESC nessa jornada pelo desenvolvimento de Santa Catarina”, disse.

Presidente do CREA, Kita e o presidente da Fiesc, Gilberto Seleme
Adriano Ribeiro
Adriano Ribeiro
Colunista do Jornal Informe, traz informações sobre os bastidores da política e cotidiano de Caçador e da Grande Florianópolis, em duas colunas semanais publicadas aqui e no www.informefloripa.com. Contatos: (48) 99800-5836 | (48) 3733-6977. E-mail: redacao@informecacador.com.br
PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img

Leia Também