spot_img
Hoje é terça-feira, 1 de julho de 2025
InícioGeralOficina de alimentação saudável envolve pacientes do CAPS-AD

Oficina de alimentação saudável envolve pacientes do CAPS-AD

A atividade faz parte de um conjunto de ações extensionistas desenvolvidas sob orientação da professora Débora Fernandes Pinheiro Raia, vinculadas ao Programa de Apoio à Extensão e Cultura (PAEC) e ao Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP)

PublicidadeAnuncie no Jornal Informe

Acadêmicas do curso de Nutrição da UNIARP realizaram, dia 21 de maio, uma oficina de alimentação saudável com pacientes atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) de Caçador. A oficina foi desenvolvida pelas acadêmicas Maria Fernanda Bortolini e Maria Clara Zolondek de Morais.


A atividade faz parte de um conjunto de ações extensionistas desenvolvidas sob orientação da professora Débora Fernandes Pinheiro Raia, vinculadas ao Programa de Apoio à Extensão e Cultura (PAEC) e ao Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP).


As oficinas vêm sendo realizadas mensalmente, com o objetivo de promover a integração entre universidade e comunidade, bem como fortalecer as linhas de pesquisa voltadas à saúde mental e nutricional.


Dois projetos norteiam essas ações. O primeiro projeto: “Avaliação do Estado Mental e Nutricional de Pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas no Meio-Oeste de Santa Catarina”, propõe uma abordagem integrada entre saúde mental e estado nutricional, utilizando instrumentos como a Mini avaliação do estado mental (MEEN). Essa estratégia permite diagnósticos mais completos e a elaboração de intervenções personalizadas, visando melhores desfechos clínicos, além de contribuir significativamente para a qualidade de vida e o bem-estar dos pacientes.


O segundo projeto: “Horta Comunitária como Estratégia Terapêutica e de Educação Nutricional no CAPS-AD”, propõe a criação de uma horta comunitária bem como oficinas de alimentação como ferramenta terapêutica e educativa. A iniciativa visa promover hábitos alimentares mais saudáveis, estimular a autonomia e o protagonismo dos participantes e fortalecer a conexão dos indivíduos com práticas de cuidado integral à saúde.


Ambos os projetos evidenciam o compromisso da universidade com a promoção da saúde pública, por meio de ações que aliam ensino, pesquisa e extensão.

PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Leia Também