Hoje é quinta-feira, 2 de outubro de 2025
PublicidadeAnuncie no Jornal InformeAnuncie no Jornal Informe
PublicidadeCaçador - O melhor da vida é aqui!Caçador - O melhor da vida é aqui!
InícioColunaZona Azul tramita na Câmara; cães tomam as ruas; Douglas se defende...

Zona Azul tramita na Câmara; cães tomam as ruas; Douglas se defende e outras notas

Projeto regulamentando o estacionamento rotativo pago na região central de Caçador começa tramitar na Câmara; veja também sobre o problema de saúde pública que representa os cães soltos nas ruas e que já fugiu do controle e a manifestação do ex-prefeito de Lebon Régis, alvo na semana passada da Operação Alcatrão

PublicidadeAnuncie no Jornal Informe

Estacionamento Rotativo tramita na Câmara

O Projeto de Lei que trata do estacionamento rotativo em Caçador aportou nesta semana na Câmara de Vereadores. A matéria enviada pelo Poder Executivo está sendo analisada pela equipe técnica da Casa e, em seguida, será encaminhada para as Comissões pertinentes.

De acordo com o presidente da Câmara, Almir Dias (PSDB), a expectativa é de que, até as primeiras sessões de outubro, a matéria já esteja apta para ir à votação em plenário.

A implantação do sistema rotativo tem sido uma cobrança constante na Câmara. Neste ano duas indicações foram apresentadas cobrando este serviço. A primeira, de autoria do vereador Marcos de Souza, e a segunda, assinada por todos os vereadores, inclusive com apresentação de minuta de projeto elaborada pelo vereador Rubiano Schmitz.

Além disso, em reunião com o presidente Almir Dias, representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Caçador também pediram o apoio do Legislativo nesta demanda.

Presidente, Almir Dias prevê a votação da matéria em outubro

Explicando o óbvio

O vereador Rubiano Schmitz (PP) teve que explicar o óbvio em sessão da Câmara desta semana: a implantação do estacionamento rotativo pago em Caçador não significa a criação de um novo imposto, como alguns estão dizendo na cidade. Ele explicou que as novas regras que estão sendo estudadas para serem implantadas são uma necessidade para facilitar o acesso ao comércio, visam organizar o estacionamento na área central da cidade e atendem as regras do Código Brasileiro de Trânsito (CBT). Ou seja, não é fruto da cabeça dos vereadores que acordaram um belo dia e resolveram taxar o estacionamento público. Resumindo: não é um imposto, é uma taxa que vai permitir a rotatividade das vagas na região central.

Vereador Rubiano

Demora

Importante ressaltar que a demora na normatização do estacionamento rotativo no centro de Caçador tem um responsável: a prefeitura de Caçador. Cabe ao Executivo essa função. Tentativas e formatos foram debatidos nos últimos anos e nenhum avançou. Agora os vereadores entram no assunto em parceria com a prefeitura para enfim normatizar a forma de organizar a rotatividade de vagas na área central da cidade. O projeto do Executivo, número 17/25, regulamentando o estacionamento rotativo pago Zona Azul aportou na Câmara nesta semana e agora vai tramitar na Casa até ir à plenário para votação.

Semana Farroupilha

O vereador Jonatas Maia, o Bainho (PL) apresentou um projeto de lei na Câmara de Vereadores instituindo a Semana Farroupilha em Caçador com o objetivo de incluir o evento no Calendário Municipal de eventos. “Nossa ideia com esse projeto é assegurar que ele faça parte do calendário oficial de Caçador, preservando nossas raízes e valorizando a tradição gaúcha que está tão presente na nossa comunidade”, comenta o vereador.

Vereador Bainho – Divulgação CMC

Semana Farroupilha (II)

A primeira Semana Farroupilha aconteceu em 2014 e se manteve até 2019, ano em que foi inaugurada a cancha de laço do Parque das Araucárias. Em 2020 e 2021, por conta da pandemia, o evento não pôde ser realizado. O retorno aconteceu em 2022, justamente no período em que o vereador Bainho estava à frente da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. “Naquele momento, pude compreender ainda mais a importância da Semana Farroupilha para nossa cidade. Foi um desafio reestruturar o evento praticamente do zero, assim como ocorreu com tantas outras atividades pós-pandemia”, lembra Bainho.

Segundo o vereador, desde então, as edições de 2023 e 2024 cresceram em força e participação, com destaque para a criação da CCO e o envolvimento ativo das entidades tradicionalistas, tornando o evento cada vez mais sólido e tradicional. Em 2025, a expectativa é de mais um grande sucesso.

Cães nas ruas

Totalmente desorganizado o setor de saúde animal em Caçador. A quantidade de cachorros nas ruas já virou um problema de saúde pública e caos social. Na Câmara de Vereadores, vários relatos, vídeos e imagens mostram a situação em que a cidade se encontra.

Carteiros

Um dos profissionais que mais sofre com ataques de cães é o carteiro. São vários os relatos. Nesta semana o vereador Rubiano Schmitz (PP), ao analisar o porte e o estilo de uma verdadeira matilha em uma rua da cidade até comentou que os animais não aparentavam ser de rua.

Muito bem cuidados, ponderou o vereador, que muitos destes animais podem ter tutores e viverem soltos nas ruas. É uma questão a ser estudada pela saúde animal. Vale até uma campanha de conscientização orientando a população para que cuide do seu pet e o mantenha preso ou ao menos no seu imóvel, terreno ou quintal.  

Lixos revirados

Ainda sobre os cachorros de rua o vereador Amarildo Tessaro (PSDB) também chamou a atenção para outro problema de saúde pública envolvendo a coleta de lixo. Além de possíveis ataques aos trabalhadores da empresa Meio Oeste, os cães de rua reviram sacos de lixo amontoados para coleta em busca de restos de alimentos. Como resultado, muitas ruas apresentam lixo doméstico espalhado para todo canto.

Causa Animal

Nesta semana foi apresentado um requerimento na Câmara de Caçador visando instituir a Frente Parlamentar em Defesa da Causa Animal, que já existia na legislatura passada, porém, foi dissolvida com o fim da legislatura e não havia ainda sido recriada. Assinam a propositura os vereadores Clayton Zanella (UB); Rubiano Schmitz (PP), Marquinhos (UB). Johny Marcos Tibes de Souza (MDB) e André Alves (MDB). O objetivo é atuar em ações e na construção de políticas públicas envolvendo a causa animal em Caçador.

Douglas se defende

O ex-prefeito de Lebon Régis, Douglas Mello (PDT) se manifestou divulgando uma Mensagem Aberta em função da Operação Alcatrão desencadeada na semana passada pela Polícia Civil. A investigação apura supostas irregularidades nos seus mandatos à frente da prefeitura.

Ex-prefeito de Lebon Régis, Douglas Mello

Veja abaixo a mensagem na integra do ex-prefeito:

Mensagem aberta do ex- Prefeito Douglas Mello:

Meus amigos e minhas amigas,

Nos últimos dias, fui surpreendido por uma operação policial que considero desproporcional e profundamente injusta. Como ex-prefeito de Lebon Régis, jamais imaginei passar por algo assim, depois de dois mandatos pautados na honestidade, na responsabilidade e no respeito ao dinheiro público. Tudo o que fiz foi pensando no bem do nosso povo e no desenvolvimento da nossa cidade.

Recebo essa situação com indignação e tristeza. Não apenas por mim, mas pelo abalo causado à minha família, que está sofrendo injustamente com uma exposição dura e desnecessária. Minha consciência está tranquila. Nunca cometi qualquer ato ilícito. E quem me conhece, sabe da minha conduta reta e do meu compromisso com a verdade.

Estou enfrentando um dos momentos mais difíceis da minha vida, e o maior desafio agora é provar o óbvio: minha inocência. O que mais desejo neste momento é que a verdade venha à tona o quanto antes. Estou colaborando com todas as instâncias competentes, pois nada tenho a esconder.

Coloquei meus sigilos fiscal, bancário e telefônico à disposição das autoridades competentes. Peço à Justiça que conduza as investigações com agilidade para que minha inocência seja prontamente comprovada. Estranho e lamento profundamente que essa operação tenha sido deflagrada poucos dias após eu anunciar minha pré-candidatura a deputado estadual.

Reitero o meu compromisso com a verdade e com o povo de Lebon Régis, que me confiou a honrosa missão de ser prefeito por dois mandatos consecutivos. Não permitirei que minha história seja manchada por acusações infundadas.

Peço respeito, serenidade e, acima de tudo, justiça. Porque quem anda com a verdade não teme a escuridão.

Do amigo Douglas Mello

Ex-prefeito de Lebon Régis

Adriano Ribeiro
Adriano Ribeiro
Colunista do Jornal Informe, traz informações sobre os bastidores da política e cotidiano de Caçador e da Grande Florianópolis, em duas colunas semanais publicadas aqui e no www.informefloripa.com. Contatos: (48) 99800-5836 | (48) 3733-6977. E-mail: redacao@informecacador.com.br
PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Leia Também